top of page
  • Foto do escritorGabriel Menezes

Zumbido nos Ouvidos: O Que É? O Que Fazer?

Atualizado: 19 de mai. de 2022

Zumbido nos Ouvidos

Ouvir essas frequências é algo além da percepção comum e vem como resultado de uma consciência espiritual elevada.


O zumbido nos ouvidos é um sintoma muito comum e, embora ele possa ser um sinal de que você está despertando uma maior consciência espiritual, recomendamos que todos os que sofrem de zumbido busquem ajuda profissional adequada.

Porém, quando a medicina não puder te ajudar existem muitas outras medidas que você pode tomar para se ajudar. Pode ser difícil encontrar algo que funcione para você, mas o relaxamento geralmente é um bom lugar para começar.


Se você estiver esgotado todas as possibilidades de ser algo clínico e estiver no caminho do desenvolvimento espiritual, e então começar a experimentar esse fenômeno, não tenha medo – pois é um excelente sinal. O zumbido frequente nos seus ouvidos, é algo que poucos experimentam.


Você pode chamá-lo de clariaudiência, pois você pode ouvir coisas que estão além da percepção comum. E dependendo do tom, as frequências que você ouve estão lá para ajudar ou atrapalhar a iluminação da sua alma.


Ser capaz de perceber essas frequências energéticas muito sutis tem muito a ver com uma percepção mais evoluída das energias. Isso significa que pessoas que não são tão espiritualmente evoluídas podem não ouvi-las, ou podem ouvir apenas as frequências mais baixas.


Essas frequências são mensagens codificadas de algo que está tentando atrair sua atenção. E dependendo dos sentimentos que esses zumbidos provocam, você pode facilmente dizer se são frequências positivas ou negativas.


ATENÇÃO: Neste post me restrinjo a falar apenas da questão que me cabe quanto ao zumbido: a espiritual e a mediúnica. Busque orientação médica antes para identificar se não se trata de algum distúrbio físico. Siga as orientações que darei abaixo complementarmente ao tratamento médico adequado ou somente depois de esgotadas as possibilidades de ser algo clínico. Antes da questão espiritual o zumbido pode ser causado por diversas questões de ordem física, dentre elas o bruxismo, inflamação no cérebro, alterações metabólicas, tumores auditivos, perdas auditivas com causas somatosensoriais, distúrbio de ATM, etc. Por isso não deixe de buscar a devida orientação de um profissional de saúde!


FREQUÊNCIAS POSITIVAS


Essas frequências geralmente são caracterizadas com um tom mais alto, causando sentimentos de alegria, calma e facilidade. Se você não pode ouvi-las, isso não significa que elas não estejam com você. No entanto, se você ouví-las, poderá se concentrar ainda mais na energia delas e tentar entender a mensagem que elas trazem através de sua codificação.


Essa codificação espiritual é um processo através do qual sua frequência e seu DNA recebem atualizações. Isso significa que, se você ouvir essa frequência, esteja pronto para aceitá-la com gratidão.


Altas frequências também estão associadas a outras pessoas. Mais precisamente, se você ouvir essas altas frequências mais alto e mais alto, alguém pode estar falando ou pensando em algo muito positivo sobre você.


Em ambos os casos, eles são acompanhados de sentimentos positivos e trazem uma onda de energia positiva e benevolente ao seu ser.


FREQUÊNCIAS NEGATIVAS


Frequências baixas que normalmente causam sentimentos perturbadores significam que você está em uma onda de energia negativa. No entanto, sendo capaz de ouvi-las, você tem a vantagem de estar recebendo um sinal para se proteger delas e criar uma barreira de energia positiva que irá neutralizar ou repelir a influência negativa.


Assim como as frequências positivas, as negativas podem vir de duas fontes – forças ocultas e pessoas.

Você precisa ter muito cuidado se o zumbido for causado por forças ocultas, pois essa frequência provavelmente inspirará emoções negativas e auto-destrutivas.


Por mais que você acredite que você é energeticamente forte, você deve estar ciente de que essas forças são muito mais fortes do que você e que você precisa buscar proteção contra essas forças ocultas que você pode estar inconscientemente atraindo.


No caso das pessoas, ouvir um zumbido alto e de baixa frequência significa que elas estão projetando raiva em sua direção. Embora não seja tão importante saber quem é a pessoa, é importante que você aceite essa verdade com amor e crie proteção contra esse ataque psíquico.


É muito importante que você não ceda às emoções negativas que essa onda de energia está tentando causar. Responder negativamente significa que a baixa frequência conseguiu dificultar seu crescimento espiritual. Em vez disso, responda com amor e envie luz para substituir a escuridão que está tentando alcançar você.


REDUZINDO O VOLUME DO ZUMBIDO

Às vezes, o toque pode ficar muito alto. Este é um sinal de que você é excepcionalmente sensível às energias ao seu redor. Neste caso, você pode até sentir o seu humor balançando, sendo excessivamente afetado pelas energias.


No entanto, existe uma maneira de ajustá-lo, se você não pode lidar com isso no momento.

Simplesmente, faça as suas preces da sua própria maneira apenas para diminuí-lo e dar-lhe proteção. Às vezes, precisamos aprender a controlar a ingestão de informações ao nosso redor, pois isso pode se tornar muito grande.


Seja qual for o caso, saiba que ser capaz de ouvir essas frequências lhe dá o controle sobre elas. Elas começaram a se manifestar no som porque você evoluiu o suficiente para começar a se comunicar com elas.


Considere-os como uma parte importante do seu crescimento espiritual e aprenda os códigos que eles carregam. Eventualmente, você se encontrará no controle das energias ao seu redor e poderá acalmar até mesmo a maior tempestade que estiver sentindo (energeticamente falando é claro).


7 OUTRAS MANEIRAS DE REDUZIR O ZUMBIDO NOS OUVIDOS:


1. Relaxamento e Meditação


É bastante comum sentir-se ansioso e com medo quando você experimenta os zumbidos nos ouvidos. Ao relaxar mais, você poderá se sentir menos estressado e, assim, perceberá uma redução nos zumbidos. Entre os diferentes tipos de relaxamento estão a yoga, o tai-chi e a meditação.


Somos todos diferentes e você pode achar um tipo de relaxamento de sua preferência. Você pode encontrar aulas que ensinam o estilo de meditação que você mais goste. No entanto, você pode não conseguir ir às aulas ou pode preferir tentar aprender sozinho.


O uso regular de técnicas simples podem ajudá-lo a melhorar sua qualidade de vida e fazer uma diferença real na convivência com o zumbido. É preciso prática para desenvolver boas técnicas de relaxamento, e o que pode ajudar um dia, pode não ajudar no dia seguinte. Portanto, não desista se, a princípio, não parecer ajudar.


Relaxamento Muscular Progressivo


Primeiro, encontre um lugar tranquilo, onde você se sinta confortável e à vontade, e onde é improvável que seja perturbado. Você precisará encontrar uma hora do dia que seja mais adequada para você – talvez tenha tempo pela manhã ou talvez no início da noite para ajudá-lo a relaxar.


Tente fazer esses exercícios por algum tempo todos os dias, se puder. Mire por cerca de 10 a 15 minutos, mas não seja muito duro consigo mesmo, se não conseguir administrá-lo por tanto tempo. Até 5 minutos por dia podem ser úteis.


Um silêncio completo pode ser inútil para o seu zumbido – se você achar que é esse o caso, coloque pra tocar um som suave de fundo.


Você vai usar uma técnica chamada relaxamento muscular progressivo. Você pode fazer este exercício sentado em uma cadeira confortável ou deitado de costas em uma superfície de apoio. Qualquer que seja a sua escolha, não cruze os braços, pernas ou tornozelos.


Pense na sua respiração. Observe que ele tem um ritmo natural. Tente respirar em um ritmo constante e uniforme. Inspire pelo nariz, retenha a respiração por um momento e depois expire pela boca. Aguarde um momento antes de respirar novamente. Toda vez que você expira, tente liberar um pouco da sua tensão. Faça isso por alguns minutos, até que você se sinta pronto para seguir para a próxima etapa.


Agora faça os dedos dos pés ficarem o mais tensionados possível, realmente contraia-os. Segure-os assim por um momento – e relaxe. Agora faça o mesmo com os tornozelos, os músculos da panturrilha, as coxas … suba todo o corpo até a cabeça, certificando-se de tensionar, segurar por um momento e liberar a tensão, uma área de cada vez. Depois de fazer isso com todo o corpo, concentre-se novamente na respiração – observe o ritmo, ela deve estar calma e suave.


CLIQUE AQUI para acessar algumas das minhas Meditações Guiadas para relaxamento no Insight Timer App.


Visualização Guiada


Neste exercício, você vai se imaginar em um lugar – um lugar agradável imaginando como se estivesse realmente lá. Como é a aparência, os cheiros, os sons deste lugar… Você pode fazer este exercício por quanto tempo quiser e pode dedicar tempo para visualizar vários lugares diferentes, como uma floresta, um jardim ou uma praia. Aqui está um pequeno exemplo de como você pode fazer isso (lembre-se de não se apressar).


Assim como no primeiro exercício, verifique se você está confortável e que não será perturbado nos próximos minutos separados para a sua prática.


Agora imagine-se saindo desta sala. Você sai pela porta e segue um caminho … no final do caminho há outra porta. Você abre a porta e, dentro, vê um belo jardim – você pode ouvir pássaros cantando, crianças brincando em algum lugar distante.


Você sente uma brisa fresca na pele e ouve o farfalhar das folhas entre as árvores. As cores das folhas, verde, dourado, vermelho, dançam no meio de um belo lago no meio … enquanto você caminha para o lago, sente a grama macia sob os pés descalços … mergulha os dedos dos pés no lago calmo e claro e pare por um momento – apenas experimentando a beleza de tudo ao seu redor …


Esse exercício pode parar por aí, ou você pode passar algum tempo no jardim e depois voltar para a sala onde está, sentindo-se mais relaxado ao voltar.


CLIQUE AQUI para acessar uma das minhas meditações de visualização guiada no aplicativo Insight Timer.


Exercício de Meditação

Sente-se confortavelmente em uma cadeira.

Relaxe os músculos ao redor dos olhos e suavize o olhar.

Permita-se sentir sensações no corpo:

Pés no chão

Pernas descansando confortavelmente na cadeira

Braços em repouso

Mãos macias e relaxadas

Aperto nos ombros, deixei ir embora

Tensão no rosto, apenas relaxe

Agora permita-se experimentar sua respiração.

Sinta os movimentos suaves do corpo enquanto respira.

Preste atenção à sua respiração:

Entrando no seu nariz

Passando pela garganta

Enchendo seus pulmões

Elevando o abdômen

Sentindo contato do corpo na cadeira


Agora convide outras áreas do corpo para relaxar… preste atenção em qualquer área em que possa sentir dor ou tensão. Deixe os músculos tensos amolecerem e relaxarem. Torne-se consciente de seus sentimentos ou humor e de quais pensamentos podem estar passando pela sua mente. Esteja ciente de todas essas sensações juntamente com a sua respiração.


Agora comece a se mover suavemente – qualquer pequeno movimento que você possa fazer, talvez movendo os dedos para cima e para baixo, circulando os pés ou simplesmente movendo-os de um lado para o outro. Esteja ciente de estar de volta ao abrir os olhos, sentindo-se mais tranquilo e em paz.


2. Atividades Físicas


O exercício regular ajuda o corpo a alcançar um nível mais alto de bem-estar e, na maioria dos casos, ajuda as pessoas a ignorar e lidar melhor com o zumbido. Se você não está acostumado a se exercitar, comece delicadamente com uma piscina ou uma caminhada. O aumento do exercício também pode ajudá-lo a dormir melhor, então tente fazer exercícios físicos diariamente.


3. Alimentação


Algumas pessoas dizem que determinados alimentos ou bebidas podem afetar os zumbidos nos ouvidos. Você pode encontrar a sugestão de abandonar a cafeína, pois ela pode aumentar o zumbido, mas um estudo recente descobriu que a cafeína não afeta o zumbido.


Apenas preste atenção e gere auto conhecimento sobra o que você coloca no seu corpo, se você suspeitar que algum alimento está afetando seus zumbidos, tente cortá-lo por algumas semanas para ver se há alguma melhoria. Se houver, repita o teste novamente após um intervalo de tempo e, se você obtiver o mesmo resultado, poderá evitar essa substância no futuro.


Não desista das coisas, a menos que tenha certeza de que elas estão tendo algum efeito, especialmente se é algo que você gosta; ou você pode acabar se sentindo com privações e infeliz sem motivo. Não desista de várias coisas ao mesmo tempo, ou você não saberá qual delas estava afetando seu zumbido. Se você decidir limitar essas coisas e buscar um tratamento ocasional, talvez tente usar outras estratégias (como relaxamento) nos momentos em que o zumbido é um pouco mais alto.


4. Ocupação


Se sua mente está ocupada com algo que te absorve, é mais fácil esquecer o zumbido. Trabalho, atividades de lazer e outros interesses podem ajudar a fornecer um foco que vale a pena. Se você não tem um hobby, agora é a hora de começar algo, muitas pessoas dizem que pintar ou escrever ajuda. No entanto, lembre-se de que atividades excessivas podem causar estresse; portanto, dedique tempo para atividades relaxantes e interação social sempre que possível.


5. Som


Algumas pessoas acreditam que o uso do som de fundo pode ser muito útil para reduzir os zumbidos. Ouvir rádio ou tocar música são maneiras comuns de fazer isso.


Algumas pessoas preferem usar sons mais naturais, como um relógio fazendo tic tac ou um ventilador soprando suavemente e acreditam que o uso desses sons durante a noite é útil para reduzir o desconforto causado pelos zumbidos. Se preferir sons naturais, você pode sons ou músicas que reproduzam sons como as ondas do mar ou as chuvas.


6. Contato pessoal


Muitas vezes, pode ser muito útil conversar com alguém que entende como você está se sentindo, que pode tranquilizá-lo sobre qualquer ansiedade que possa ter e responder às suas perguntas.


Procure um terapeuta ou grupo de pessoas experientes neste tema. Mesmo se você não quiser participar de atividades em grupo, pode ser um conforto saber que há alguém com quem você pode entrar em contato.


7. Tecnologias que podem ajudar


Se você usa um smartphone ou tablet, há vários aplicativos disponíveis que as pessoas consideram bastante úteis. Basta acessar a loja de aplicativos (por exemplo, Google Play, App Store) no seu dispositivo e procurar por “zumbido”.


Você encontrará alguns como “Tinnitus relief app. Sound Therapy”, “Hearing Guardian Biosom”, “Tonal Tinnitus Therapy”, “Beltone Tinnitus Calmer”, dentre outros. Não recomendamos um aplicativo específico, mas sugerimos que você tente alguns para ver qual deles funciona melhor com você.


Conclusão


Todo mundo é diferente e você provavelmente terá uma idéia do que acha que pode ajudá-lo a gerenciar seu zumbido com sucesso.


Experimentar as estratégias sugeridas acima pode ser a chave para fazer você se sentir melhor com o zumbido, para que você possa continuar com as coisas que gosta. Não tente tudo de uma vez – tente uma estratégia de cada vez para encontrar o que mais lhe convém.


Diferentes técnicas funcionam para pessoas diferentes. Procurar incessantemente por algo para reduzir estes ruídos também pode causar estresse, por isso você pode precisar conversar com um terapeuta.

Recursos:


Se você deseja que eu te guie através de uma jornada de exercícios respiratórios e de relaxamento com meditações guiadas e aulas ensinando várias técnicas de maneira bem prática, você pode se inscrever no meu curso Protocolo de 21 Dias do SOMA Awakening Breathworks CLICANDO AQUI .


Se, no entanto, você ainda não conhece o meu trabalho, tenho diversas meditações gratuitas no aplicativo Insight Timer que você poderá acessar CLICANDO AQUI.


Caso esteja procurando um Terapeuta especializado para te ajudar com esta situação através de sessões individuais coloco-me à sua disposição também, para mais informações sobre minhas sessões CLIQUE AQUI.


PARTICIPE do nosso Canal de Assinatura o Desperta Club para receber meditações, músicas e conteúdos exclusivos projetados especialmente para você que deseja despertar o Mestre da Nova Era que existe aí dentro de você CLICANDO AQUI.

bottom of page