top of page
  • Foto do escritorGabriel Menezes

Entendendo e Lidando com os Gatilhos da Ansiedade Todos os Dias

Atualizado: 28 de mar. de 2023


Lidando com a Ansiedade

A ansiedade é uma das condições de saúde mental mais comuns em todo o mundo. De acordo com a National Alliance on Mental Illness, mais de 40 milhões de adultos nos EUA têm algum tipo de transtorno de ansiedade, assim como 7% das crianças de 3 a 17 anos.


Embora a ansiedade afete a todos de maneira diferente, os sintomas geralmente são os mesmos. Eles incluem medos e preocupações profundamente enraizados que podem causar tudo, desde batimentos cardíacos acelerados até sudorese. Se você lutar contra a ansiedade por um longo tempo, pode aumentar os riscos de problemas cardíacos e pode até enfraquecer seu sistema imunológico.


Para muitas pessoas com Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) ou outros tipos de ansiedade, os gatilhos podem ser um grande problema.


Você pode não andar com medo constante, mas se algo desencadeia suas preocupações, pode enviá-lo para uma espiral de ansiedade que faz com que seus sintomas aumentem.


Então, o que você pode fazer para lidar com seus gatilhos de ansiedade?


Começa com a compreensão do que eles realmente são. Depois de controlar seus gatilhos, você pode assumir o controle de sua vida novamente.


Quais são os gatilhos comuns de ansiedade?


Como milhões de pessoas lidam com a ansiedade, é impossível identificar todos os possíveis gatilhos que afetam as pessoas em todo o mundo. Mas, alguns gatilhos parecem ser mais comuns do que outros, e certas coisas podem piorar sua ansiedade.


Alguns dos gatilhos de ansiedade mais comuns são:


  • Problemas de saúde

  • Medicamentos

  • Cafeína

  • Pensamentos negativos

  • Problemas financeiros

  • Conflitos nos relacionamentos

  • Eventos sociais/públicos

  • Estresse

  • Gatilhos pessoais como situações perturbadoras ou trauma

Se esses gatilhos específicos afetam sua ansiedade ou não, como você pode entendê-los e identificá-los?

A maneira mais fácil é tomar nota de quando a sua ansiedade é perceptível.


Quando eles se tornam repentimanente esmagadores?

Seja honesto consigo mesmo e aceite os gatilhos pelo que eles são, em vez de tentar ignorá-los. Pode ser útil manter um diário com você para anotar exatamente o que você está sentindo quando a ansiedade toma conta e o que estava acontecendo no momento. Isso lhe dará uma ideia melhor de quais são seus gatilhos e como você pode lidar com eles.


Gerenciando a ansiedade todos os dias


A luta contra a ansiedade é diária, ela não é uma guerra que se pode vencer em uma única batalha, em um único dia.


Depois de entender melhor quais são seus gatilhos, você pode tentar eliminá-los ou reduzi-los em sua vida. Em alguns casos, isso é fácil. Evite certos cenários. Pare de gastar tempo com pessoas específicas.


Outras vezes, os gatilhos são impossíveis de evitar. Então, você precisa aprender a lidar com isso todos os dias. Usar técnicas de gerenciamento para acalmar a sua ansiedade e enfraquecer seus sintomas é uma ótima maneira de se sentir mais “no controle” de sua mente e corpo, e há muitas opções que você pode tentar, incluindo:


  • Atenção plena/Mindfulness

  • Meditação

  • Exercícios físicos

  • Mudando seus hábitos de sono

  • Mudando seus hábitos alimentares

  • Conversando com alguém

Ter um sistema de apoio é crucial para alguém com ansiedade. Pode ser seus familiares, amigos ou seu parceiro. Embora namorar alguém com ansiedade nem sempre seja fácil, não tenha vergonha de falar sobre suas lutas com seu parceiro.


Conte a eles sobre a sua condição, deixe-os saber o que você precisa deles e comunique-se abertamente com a maior frequência possível. Eles apoiarão seu processo de cura e trabalharão com você nos desafios.


Você também pode tentar técnicas mais complexas para controlar sua ansiedade, como regular seus hormônios e "resetar" o seu sistema nervoso central através da respiração. Estudos mostraram que os hormônios do estresse, como o cortisol, podem induzir a ansiedade a qualquer momento – especialmente em situações gatilho. A regulação hormonal pode ajudar a reduzir os níveis de cortisol e fazer você se sentir mais calmo. Você pode regular naturalmente seus hormônios através da respiração, atividades como exercícios, mudar sua dieta e dormir melhor.


Obtendo a ajuda que você merece


A ansiedade dificilmente desaparece sozinha.


Mas é muito gerenciável quando você combina técnicas e rotinas por conta própria com o tratamento profissional de saúde mental.


Em 2019, quase 20% dos adultos dos EUA receberam algum tipo de tratamento de saúde mental. Infelizmente, ainda existem alguns estigmas em torno da saúde mental, o que pode impedir as pessoas de obter a ajuda de que precisam e merecem.


No entanto, esses estigmas estão começando a cair, especialmente com o aumento da telessaúde. Se uma coisa “boa” veio da pandemia do COVID-19, foi a popularidade da telemedicina e a forma como mais pessoas conseguiram se conectar com médicos e terapeutas em todo o mundo pela internet.


Isso torna mais fácil gerenciar sua saúde mental em seus termos. Por exemplo, se você não quiser tomar nenhum medicamento prescrito e preferir uma abordagem mais holística para gerenciar sua ansiedade, poderá pesquisar diferentes terapeutas ou conselheiros que o ajudarão com suas necessidades. Eu posso te ajudar nisso.


Quer você converse com um profissional de saúde mental pessoalmente ou online, eles podem trabalhar com você para chegar à raiz de sua ansiedade. Nem sempre é uma coisa fácil de discutir, mas é um passo necessário se você realmente quiser assumir o controle de sua vida novamente.


Um terapeuta também pode oferecer várias técnicas que você pode usar todos os dias para manter seus sintomas sob controle, mesmo quando estiver lidando com gatilhos.


Compreender seus gatilhos de ansiedade é o primeiro passo para gerenciar sua saúde mental. Preste atenção às coisas que mais te incomodam, para que você possa aprender a gerenciar sua ansiedade em torno delas até que elas não tenham mais poder sobre você.


Conheça o Protocolo de 14 Dias do S.O.S. Ansiedade, um protocolo desenhado para te libertar das Crises de Ansiedade, para se increver clique na imagem abaixo:

SOS Ansiedade




Posts recentes

Ver tudo
bottom of page