top of page
  • Foto do escritorGabriel Menezes

9 Sinais de Que Você Está Saindo com um Narcisista – E Como Sair Dessa!


Indivíduos que têm transtorno de personalidade narcisista acreditam que são superiores e únicos em comparação aos outros. Os sinais de que você pode estar saindo ou se relacionando com indivíduos com esse transtorno incluem o fato de que eles têm muito poucos ou nenhum amigo, falta de empatia e, muitas vezes, tentam manipular você.


O que é um narcisista?


Quando alguém publica muitas selfies em suas mídias sociais ou fala sobre si mesmo constantemente durante um primeiro encontro, você pode chamá-lo de narcisista.


Mas um verdadeiro narcisista é alguém que tem transtorno de personalidade narcisista. Indivíduos que têm esse tipo de transtorno acreditam que são superiores e únicos em comparação com os demais e esperam ser reconhecidos e tratados como tal.


Eles geralmente são incapazes de reconhecer as opiniões e necessidades dos outros e frequentemente desprezam os problemas dos outros.


O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5) lista nove critérios para identificação do transtorno de personalidade narcisista, mas especifica que alguém só precisa atender a cinco deles para se qualificar clinicamente como narcisista:

  • grandioso senso de auto-importância;

  • preocupação com fantasias de sucesso ilimitado, poder, brilho, beleza ou amor ideal;

  • a crença de que são especiais e únicos e só podem ser compreendidos ou devem se associar a outras pessoas ou instituições especiais ou de alto status;

  • necessidade de admiração excessiva;

  • senso de direito;

  • comportamento de exploração interpessoal;

  • falta de empatia;

  • inveja dos outros ou uma crença de que os outros têm inveja deles;

  • demonstração de comportamentos ou atitudes arrogantes;

O que se resume, de acordo com a psicológa americana Rebecca Weiler, LMHC, é o egoísmo às custas dos outros, além da incapacidade de considerar os sentimentos dos outros.


Como a maioria dos transtornos de saúde mental ou de personalidade, existem vários graus de gravidade do narcisismo.


“O narcisismo cai em um espectro”, diz a psicoterapeuta familiar e de relacionamentos de Beverly Hills, Dra. Fran Walfish, autora de “The Self-Aware Parent”.


Em ambientes ambulatoriais, por exemplo, as pessoas que têm um transtorno de personalidade narcisista podem ser de alto funcionamento e relacionáveis, mas em ambientes de internação, podem ser agressivas e desafiadoras. A agressão de uma pessoa normalmente indica a gravidade do distúrbio.


Além disso, as pessoas que têm o transtorno de personalidade narcisista geralmente experimentam outras condições de saúde física e mental, como transtorno por uso de substâncias e ansiedade, o que pode complicar ainda mais os relacionamentos íntimos.


Dito tudo isso, conhecer os critérios de diagnóstico “oficiais” geralmente não facilita a identificação de alguém com transtorno nasrcisita, especialmente quando você está envolvido romanticamente com um. Um especialista qualificado normalmente terá que administrar uma entrevista psiquiátrica padrão para determinar se alguém tem o transtorno ou não.


Ainda assim, conhecer os sinais do narcisismo como um transtorno pode ajudar a dar algum contexto ao seu relacionamento. Aqui estão alguns sinais a serem observados e dicas para lidar com eles.


1. Eles são charmosos e encantadores num primeiro momento


As pessoas que têm o transtorno de personalidade narcisista gravitam em direção à grandiosidade e a fantasia de que são a única fonte confiável. No começo o seu relacionamento pode ser parecido com um conto de fadas no começo – talvez eles o elogiassem constantemente ou dissessem que te amavam no primeiro mês.


Talvez eles digam o quão inteligente você é ou enfatize o quão compatível você é, mesmo que tenham começado a se ver recentemente.


“Os narcisistas pensam que merecem estar com outras pessoas que são especiais, e que as pessoas especiais são as únicas que podem apreciá-los plenamente”, diz Nedra Glover Tawwab, LCSW, fundadora do Kaleidoscope Counseling em Charlotte, Carolina do Norte.


Dica de Rebeca Weiler: Se alguém foi muito intenso no início, seja cauteloso. Claro, todos nós gostamos de nos sentir desejados. Mas o verdadeiro amor tem que ser nutrido e cultivado.


“Se você acha que é muito cedo para eles realmente te amarem, provavelmente é. Ou se você sente que eles não sabem o suficiente sobre você para realmente te amar, eles provavelmente não sabem”, diz Weiler.


Pessoas com esse transtorno tentarão fabricar conexões superficiais no início de um relacionamento.


2. Eles monopolizam a conversa, falando sobre como são ótimos


Pessoas com o transtorno narcisista têm um senso inflado de auto-importância e são propensas a exagerar as suas realizações e esperar serem reconhecidas como superiores.


“Os narcisistas adoram falar constantemente sobre suas próprias realizações e conquistas com grandiosidade”, diz a psicoterapeuta Jacklyn Krol, LCSW, da Mind Rejuvenation Therapy. “Eles fazem isso porque se sentem melhores e mais inteligentes do que todos os outros, e também porque isso os ajuda a criar uma aparência de autoconfiança.”


A psicóloga clínica Dra. Angela Grace, PhD, MEd, BFA, BEd, acrescenta que os narcisistas muitas vezes exageram suas realizações e embelezam seus talentos nessas histórias para ganhar a adoração dos outros.


Eles também estão muito ocupados falando sobre si mesmos para ouvir você.


O aviso tem duas partes aqui, diz Grace. Primeiro, seu parceiro não para de falar sobre si mesmo e, segundo, seu parceiro não se envolve em conversas sobre você.


Considere estas perguntas: O que acontece quando você fala sobre si mesmo? Eles fazem perguntas e expressam interesse e curiosidade em saber mais sobre você? Ou eles parecem que se importam somente com suas próprias histórias e narrativas?


3. Eles se alimentam de seus elogios


Os narcisistas podem parecer super autoconfiantes. Mas, de acordo com Tawwab, a maioria das pessoas narcisistas realmente não tem auto-estima e por isso exigem atenção excessiva e admiração.


“Eles precisam de muitos elogios, e se você não der a eles, eles vão buscar”, diz ela. É por isso que eles estão constantemente olhando para você para dizer como eles são ótimos.


“Os narcisistas usam outras pessoas – pessoas que normalmente são altamente empáticas – para fornecer seu senso de valor próprio e fazê-los se sentirem poderosos. Mas por causa de sua baixa auto-estima, seus egos podem ser desprezados com muita facilidade, o que aumenta sua necessidade de elogios”, acrescenta Shirin Peykar, LMFT.


“A principal diferença entre as pessoas confiantes e aquelas com transtorno narcisista é que os narcisistas precisam de outros para elevá-los, e se elevam apenas colocando os outros para baixo. Duas coisas que pessoas com alta autoconfiança não fazem”, diz Peykar.


Como explica Weiler, “os narcisistas punem todos ao seu redor por sua falta de autoconfiança”.


4. Eles não têm empatia


A falta de empatia, ou a capacidade de sentir como outra pessoa está se sentindo, é uma das características marcantes de um narcisista, diz Walfish. As pessoas que têm transtorno narcisista geralmente não conseguem se desculpar e entender os sentimentos e perspectivas dos outros.


“Os narcisistas não têm a habilidade de fazer você se sentir visto, validado, compreendido ou aceito, porque eles não entendem o conceito de sentimentos”, diz ela.


Seu parceiro se importa quando você teve um dia ruim no trabalho, ou uma briga com seu melhor amigo ou com seus pais? Ou eles ficam entediados quando você expressa as coisas que te deixam frustrado e triste?


Walfish diz que essa incapacidade de simpatizar, ou mesmo simpatizar, é muitas vezes a razão pela qual muitos, se não todos, os relacionamentos de pessoas com trastorno narcisista acabam entrando em colapso, sejam românticos ou não.


5. Eles não têm nenhum (ou poucos) amigos de longa data


É comum que pessoas com o transtorno narcisista tenham conflitos frequentes com outras pessoas. Aprofunde-se em suas conexões e você pode notar que eles têm poucos amigos próximos.


Além disso, as pessoas com transtorno narcisista podem ser hipersensíveis e inseguras. Como resultado, eles podem atacar quando você quer sair com outras pessoas.


Eles podem alegar que você não passa tempo suficiente com eles, fazer você se sentir culpado por passar tempo com seus amigos ou repreendê-lo pelos tipos de amigos que você tem.


6. Eles implicam com você constantemente


Talvez, no começo, parecesse uma provocação, mas depois se tornou maldoso. De repente, tudo o que você faz, desde o que veste e come até com quem sai e o que assiste na TV, é um problema para eles.


Antagonismo e hostilidade são traços bem documentados em pessoas que têm transtorno narcisista, e o custo energético disso para os outros é grande.


“Eles vão te colocar pra baixo, te xingar, bater em você com frases ofensivas e fazer piadas que não são muito engraçadas”, diz Peykar. “O objetivo deles é diminuir a autoestima dos outros para que eles possam aumentar a sua, porque isso os faz se sentirem poderosos.”


Além disso, reagir ao que eles dizem pode apenas reforçar seu comportamento. “Um narcisista adora uma reação”, diz Peykar. Isso porque mostra que eles têm o poder de afetar o estado emocional de outra pessoa.


Um sinal de alerta: se eles te colocarem pra baixo com insultos quando você fizer algo que valha a pena comemorar, saia daí.


“Um narcisista pode dizer ‘Você conseguiu fazer isso porque eu não dormi bem’ ou alguma desculpa para fazer parecer que você tem uma vantagem que eles não tinham”, diz Tawwab.


Eles querem que você saiba que você não é melhor do que eles. Porque, para eles, ninguém é.


7. Eles manipulam você


Manipular é uma forma de abuso emocional, e é uma marca registrada do narcisismo. Pessoas com o transtorno podem contar mentiras descaradas, acusar falsamente os outros, distorcer a verdade e, finalmente, distorcer sua realidade - especialmente em resposta a desafios percebidos de autoridade ou medo de abandono.


Os sinais de manipulação incluem o seguinte:


  • Você não se sente mais como a pessoa que costumava ser.

  • Você se sente mais ansioso e menos confiante do que costumava ser.

  • Muitas vezes você se pergunta se está sendo muito sensível.

  • Você sente que tudo o que faz está errado.

  • Você sempre acha que é sua culpa quando as coisas dão errado.

  • Você está se desculpando com frequência.

  • Você sente que algo está errado, mas não consegue identificar o que é.

  • Muitas vezes você questiona se sua resposta ao seu parceiro é apropriada.

  • Você inventa desculpas para o comportamento do seu parceiro.


“Eles fazem isso para fazer com que os outros duvidem de si mesmos como forma de ganhar superioridade. Os narcisistas prosperam sendo adorados, então eles usam táticas de manipulação para que você faça exatamente isso”, diz Peykar.


8. Eles acham que estão certos sobre tudo e nunca pedem desculpas


As pessoas com transtorno de personalidade narcisista são frequentemente descritas como arrogantes e com comportamentos ou atitudes arrogantes. É por isso que lutar com um narcisista pode parecer impossível.


“Não há debate ou acordo com um narcisista, porque eles estão sempre certos”, diz Tawwab. “Eles não verão necessariamente um desacordo como um desacordo. Eles apenas verão isso como se estivessem ensinando a você alguma verdade.”


De acordo com Peykar, você pode estar se relacionando com um narcisista se você sentir como se o seu parceiro:

  • não te ouvisse

  • não te entedesse

  • não assumisse a responsabilidade por sua parte em um problema

  • nunca tentasse se comprometer com você


Embora terminar o relacionamento seja o melhor plano de jogo com alguém que tenha transtorno narcisista, Weiler aconselha evitar negociações e discussões.


“O que deixa um narcisista louco é a falta de controle e a falta de luta. Quanto menos você revidar, menos poder você pode dar a eles sobre você, melhor”, diz ela.


E porque eles nunca pensam que estão errados, raramente pedem desculpas.


9. Quando você mostra que realmente terminou, eles atacam


Pessoas com transtorno de personalidade narcisista são extremamente vulneráveis ​​à humilhação e a vergonha, e muitas vezes atacam os outros quando sentem que sua autoestima foi atingida.


Se você insistir que terminou o relacionamento, eles terão como objetivo machucá-lo por abandoná-los, diz Peykar.


“Seu ego está tão gravemente ferido o que faz com que sintam raiva e ódio por qualquer um que os 'trate injustamente'. Isso porque tudo é culpa dos outros. Incluindo a separação”, acrescenta ela.


OK, então você está namorando um narcisista – e agora?


Se você está em um relacionamento com alguém que tem transtorno narcisista, é provável que você já tenha experimentado um pouco de tudo isso que foi abordado acima.


Estar em um relacionamento com alguém que está constantemente te criticando, te menosprezando, te desprezando e não se comprometendo com você pode parecer emocionalmente exaustivo.


Como se preparar para a separação:

  • Lembre-se constantemente de que você merece algo melhor.

  • Fortaleça seus relacionamentos com seus amigos mais empáticos.

  • Construa uma rede de apoio com amigos e familiares que possam te ajudar lembrar-se do que é a realidade.

  • Incentive seu parceiro a conversar com um terapeuta.

  • Procure um terapeuta você mesmo.


“Você não pode mudar uma pessoa com transtorno de personalidade narcisista ou fazê-la feliz amando-a o suficiente ou mudando a si mesmo para atender seus caprichos e desejos. Eles nunca estarão em sintonia com você, nunca serão empáticos com suas experiências, e você sempre se sentirá vazio após uma interação com eles”, diz Grace.


“Os narcisistas não podem se sentir realizados nos relacionamentos ou em qualquer área de suas vidas, porque nada é especial o suficiente para eles”, acrescenta ela.


Essencialmente, você nunca será suficiente para eles, porque eles nunca serão suficientes para si mesmos.


“A melhor coisa que você pode fazer é cortar laços. Não lhes dê nenhuma explicação. Não ofereça uma segunda chance. Termine com eles e não ofereça segunda, terceira ou quarta chance”, diz Grace.


Como alguém com transtorno de personalidade narcisista provavelmente fará tentativas de entrar em contato com você e assediá-lo com chamadas ou mensagens de texto depois de processar totalmente a rejeição, Krol recomenda bloqueá-los para ajudá-lo a manter sua decisão.


Lembre-se: este artigo não tem o intuito de diagnosticar o seu parceiro.


Em vez disso, este artigo pretende delinear comportamentos e reações inaceitáveis no contexto de uma parceria amorosa e equitativa. Ter um ou seis desses sinais não torna seu parceiro um narcisista. Em vez disso, é uma boa causa para reavaliar se você está prosperando ou não em seu relacionamento.


Caso você esteja procurando terapia e ajuda especializada...





6 visualizações

留言


bottom of page